Músicas, Orações e Liturgia
🏠 Início

São Francisco Xavier

São Francisco Xavier
Editar
Categoria: Santos • Tags: -

São Francisco Xavier

São Francisco Xavier nasceu em 7 de abril de 1506, no castelo de Xavier, na região de Navarra, Espanha. De origem nobre, cresceu em uma família marcada por valores cristãos, mas também por desafios políticos e sociais. Inteligente e de espírito ardente, foi estudar na Universidade de Paris, onde conheceu outro grande santo que transformaria sua vida: Inácio de Loyola, fundador da Companhia de Jesus.

No início, Francisco sonhava com prestígio e reconhecimento acadêmico. Mas a amizade com Inácio e os Exercícios Espirituais despertaram nele uma nova visão: viver inteiramente para a glória de Deus e a salvação das almas. Ordenado sacerdote em 1537, tornou-se um dos primeiros companheiros de Inácio e um dos fundadores da Companhia de Jesus (Jesuítas).

Em 1541, atendendo ao pedido do Papa Paulo III, partiu como missionário para o Oriente, numa viagem que marcaria a história da evangelização. Sua missão o levou a Goa (Índia), Malaca, Molucas, Japão e às portas da China, onde desejava entrar para anunciar o Evangelho.

Francisco Xavier percorreu milhares de quilômetros por mares perigosos, enfrentando doenças, solidão e dificuldades culturais. Aprendeu línguas locais, traduziu orações, batizou milhares de pessoas e ensinava com simplicidade e ternura. O povo o chamava de “o homem que fala de Deus com alegria”.

Com o coração totalmente entregue à missão, escreveu cartas comoventes que ainda hoje inspiram missionários em todo o mundo. Dizia:

 “Muitas vezes, os que trabalham pela salvação das almas sentem uma alegria que os consola de todas as fadigas.”



Em 1552, enquanto esperava um navio para entrar na China, Francisco adoeceu gravemente na ilha de Sanchoão, onde morreu aos 46 anos, sozinho, mas com o olhar voltado para o céu. Seu corpo, encontrado incorrupto, foi levado a Goa, onde é venerado até hoje.

Foi canonizado em 1622, no mesmo dia que Santa Teresa de Ávila, Santo Inácio de Loyola e São Filipe Néri. É considerado padroeiro das missões e dos missionários e exemplo vivo de amor à Igreja e ao anúncio do Evangelho.

Sua vida nos lembra que o verdadeiro discípulo de Cristo é aquele que, com coragem e alegria, leva a luz de Deus até os confins do mundo.

 “Ide, portanto, e fazei discípulos entre todas as nações.” (Mt 28,19)
Baixar TXT